quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rappers homenagearam Sabotage em Jundiaí-SP






Foto: Mano Oraculo no Beat Box e Renan do Inquérito.

Palestras, workshops e muita música deram o tom da 5ª etapa do Circuito Brasil de Hip Hop, realizado neste sábado (23) no Clube 28 de Setembro, e que contou ainda com o lançamento do livro "Sabotage - Um bom lugar", do escritor  Toni C.

"Sabotage é um personagem que mesmo morto há uma década é impossível mensurar a importância para a cultura do hip hop e para  cultura brasileira em si", disse o escritor. Toni conta que o trabalho do livro começou graças a um desencontro. Ele participava do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, onde o rapper também era esperado, quando recebeu a notícia da morte do artista. "Coube a mim, mais ou menos como um enviado de guerra, contar para todos aqueles jovens sobre a morte do Sabotage", relembra.

 A partir dali, Toni começou uma pesquisa extensiva. Ele entrevistou "uma página" de pessoas (todas citadas nos agradecimentos do livro) e precisou correr atrás de documentos que comprovassem a história do biografado, uma das partes mais difíceis, segundo Toni. Outra etapa equivalente em trabalho foi a autorização da família para publicar a obra como uma biografia oficial.

"Dos 10 anos que levei para fazer o livro, nove deles tentei a autorização", contou o autor, que aproveitou para opinar sobre a polêmica das biografias. "Não é o caso desse livro em si, pois é uma biografia oficial, mas nem nos tempos da ditadura os livros sofriam uma censura prévia como acontece com essa proibição de agora."

O Circuito Hip Hop. projeto da nação Hip Hop Brasil, é uma iniciativa para divulgar a cultura do movimento no contexto social da juventude. Além de Jundiaí, o circuito já passou por Salto, Ribeirão Pires e por bairros de São Paulo.

De Jornal de Jundiaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário