quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Domenico Losurdo estará no Brasil





O filósofo falará sobre liberalismo, emancipação e os mitos da modernidade

Domenico Losurdo, renomado filósofo italiano, fará duas Conferências em São Paulo no mês de outubro.   A primeira,será na PUC-SP, no dia 1, às 19h, na sala 100 do prédio novo. No dia 2, a conferência será realizada na Unicamp, às 17h, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Barão Geraldo. Em ambas as ocasiões, ele falará sobre “Liberalismo, emancipação e os mitos da modernidade”, além de lançar o livro “O pecado original do século XX”. O evento é promovido pela Fundação Maurício Grabois. Veja detalhes. 






Tema da conferência:

Os liberais, ao longo do século XX, realizaram uma verdadeira operação ideológica visando a demonstrar que a democracia e a cidadania modernas teriam sido resultado da evolução gradual e sem traumas do liberalismo. Os pais do liberalismo foram promovidos à condição de pais da democracia e da cidadania. Pouco importava que grande parte deles fosse contra o sufrágio universal e chegasse a defender a escravidão. Nestas últimas décadas, o marxista Domenico Losurdo dedicou-se ao trabalho intelectual de desconstruir este que é um dos principais mitos políticos modernos. Ele se debruçou sobre as relações explosivas existentes entre o liberalismo e a democracia e entre os vários processos de emancipação e desemancipação ocorridos durante a expansão planetária do capitalismo.

Domenico Losurdo é um dos mais respeitados filósofos marxistas italiano da atualidade. Estudou em Tubinga (Alemanha) e em Urbino (Itália). Desde 1988, preside a Internationale Gesellschaft Hegel-Marx für Dialektisches Denken (Sociedade Internacional Hegel-Marx para o Pensamento Dialético), e é membro fundador da Associação Marx Século XXI. Atualmente, leciona filosofia da história na Universidade de Urbino. Possui uma obra monumental e é um dos estudiosos italianos mais traduzidos no mundo. No Brasil, publicou entre outros textos: Hegel, Marx e a tradição liberal: liberdade, igualdade e Estado; Democracia e Bonapartismo; Gramsci – do liberalismo ao "comunismo crítico”; Fuga da História? – A Revolução Russa e a Revolução Chinesa Vistas de Hoje; Contra-História do Liberalismo; Liberalismo – Entre civilização e barbárie; Nietzsche: o rebelde aristocrata: biografia intelectual e balanço crítico; Stalin – História crítica de uma lenda negra; Linguagem do Império; Não-violência: uma história fora do mito; e O pecado original do século XX. E, ainda, possui artigos publicados nas revistas Crítica Marxista, Princípios, Margem Esquerda, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário